Em um mundo onde a produtividade e a organização são frequentemente vistas como metas a serem cumpridas, poucas vezes paramos para refletir sobre a verdadeira natureza do equilíbrio. Como é possível organizar a vida sem perder de vista aquilo que realmente nos traz felicidade e significado? Como estamos equilibrando as áreas da vida?
A poesia de hoje nasceu da reflexão sobre como podemos harmonizar as diversas esferas da nossa existência — pessoal, profissional, emocional e até financeira — de uma maneira que respeite nossos valores e intenções mais profundas. Inspirada na ferramenta da Roda da Vida e numa visão poética da vida, o poema nos convida a repensar o conceito de produtividade. Não como uma busca incessante por mais, mas como um caminho de autoconhecimento e alinhamento com o que realmente importa.
Aqui, a poesia se torna um convite para sair do óbvio, para perceber que, na jornada de equilibrar os “pratinhos” da vida, é a nossa percepção e intenção que determinam a nossa satisfação. Cada passo é único, e o ideal é algo pessoal, a ser descoberto ao longo do caminho.

Equilibrando as Áreas da Vida: Uma Reflexão Poética sobre Produtividade e Equilíbrio
Ao refletirmos sobre as diversas áreas da nossa vida e como podemos equilibrá-las com mais propósito, somos desafiados a questionar os padrões e fórmulas prontas que muitas vezes nos são impostos. Cada jornada é única, e o que nos traz equilíbrio e satisfação pode ser diferente para cada pessoa. O verdadeiro convite está em nos reconectarmos com nossa essência e percebermos que a produtividade e a organização não devem ser encaradas como obrigações, mas como ferramentas para um viver mais consciente e alinhado.
A poesia “Equilibrando as Áreas da Vida” nos lembra da importância de dar atenção ao que realmente importa, sem perder o foco no que traz alegria e realização pessoal. O equilíbrio não está em encontrar uma fórmula exata, mas em descobrir o que funciona para você — o que lhe traz paz, harmonia e satisfação genuína.
Espero que meus versos te ajudem a refletir sobre como manter a plenitude de forma compassiva e consciente.
Equilibrando as áreas da vida
Existe muita vida
além do pessoal e profissional.
E não há certa medida
para equilibrar as áreas além do trivial.
Para alcançar a plenitude com propósito
é preciso fugir um pouco do óbvio.
Dar atenção às tarefas do dia a dia,
mas sem descuidar do que te traz alegria.
Equilibrar as contas
é tão importante quanto o emocional.
Não há fórmulas prontas,
é necessário descobrir teu ideal.
Cada um segue seu caminho
para manter rodando seus pratinhos.
O teu nível de satisfação
depende, necessariamente, da tua percepção
e da tua intenção.
Qual a tua motivação?
Talita
12/03/25
14:35
O Caminho do Equilíbrio
Agora eu gostaria de ouvir um pouco de quem está me lendo: Como tem sido o teu equilíbrio entre as diversas áreas da vida? Quais aspectos tens dado mais ou menos atenção? Existe algo que gostarias de mudar ou melhorar na tua rotina para alcançar um maior equilíbrio e bem-estar?
Compartilha tuas reflexões nos comentários abaixo (ou no Instagram ou no Facebbok)! Quero muito saber tua opinião sobre essa poesia e como ela se conecta com a tua própria jornada. Afinal, estamos todos aqui para aprender e crescer juntos.

Atualizado em 1 de abril de 2025
Posts relacionados
Talita Rodrigues Nunes, 43 anos, casada com meu príncipe Charlles, mãe do Vinicius, de 11 anos. Acredito que com ORGANIZAÇÃO e POESIA a vida Só Melhora!